4 de janeiro de 2011

Revolta do buzu 2011 - Salvador



Estamos em plena mobilização dos estudantes baianos contra o aumento da tarifa de ônibus em Salvador. A passagem era R$ 2,30 e aumentou, no dia 02/01, para R$ 2,50. Vale lembrar que Salvador conta com a maior piada (ops!), menor metrô do mundo (tem 6Km e as obras já se arrastam por mais de 12 anos), quem esteve aqui em atividades (ou afins!) sacou que aqui só tem ônibus até meia noite. Há vários problemas estruturais e de administração. Aqui a bilhetagem é eletrônica e todo o sistema é controlado pelo SETPS (formado e controlado pelas empresas de ônibus), não há participação da população em nenhum espaço, já que não existe conselho municipal de transportes. Ninguém sabe quanto as empresas de ônibus faturam, mas acho que não vai pro salário dos cobradores e motoristas...
Em 2003 os estudantes foram às ruas e pararam a cidade por uns 15 dias... Parar é parar mesmo! A manifestação ficou conhecida como Revolta do Buzu e surtiu alguns efeitos, inclusive congelando o valor da tarifa por dois anos. Bem, o atual prefeito de Salvador (João Henrique - PMDB), mais uma vez, decreta aumento da tarifa durante o período de férias pegando toda a população de surpresae acredito que não esperou essa galera toda na rua! A decisão do aumento atende, exclusivamente, aos donos de empresas de transporte público (umas cinco famílias detém as empresas). Temos em Salvador uma frota antiga, um serviço de péssima qualidade e que não consegue suprir as demandas da cidade. Através de parcerias com o governo federal e estadual foi possível executar obras infra-estruturais na cidade, mas não basta só viaduto!

João Henrique demonstra que não consegue administrar Salvador. A cidade está afundada em dívidas e casos de corrupção. A instabilidade política que Salvador atravessa traz à tona os diversos problemas que cotidianamente JH empurra pra baixo do tapete. A população soteropolitana não pode ser penalizada ainda mais pelos desmandos de um prefeito que não quer (ou não sabe?) dar respostas às necessidades da cidade.

Em mobilizações via twitter, orkut, facebook, youtube, etc., a juventude baiana se conectou e foi às ruas protestar. Mais de 500 jovens tomaram conta das ruas de Salvador e pararam o trânsito. Com muita vontade de transformação, muitas palavras de ordem foram entoadas pelas grande avenidas e a cidade parou pra ver os estudantes nas ruas. A ação seguinte foi realizar o passe livre dos estudantes na estação de transbodo do Iguatemi, quem estava no ponto não pagava a passagem e as portas dianteiras eram abertas. Ouvimos muitas palavras de apoio e alguns xingamentos, mas essa é normal. O mais legal foi chegar ao fim da atividade e participar de uma grande plenária onde discutimos a agenda pra amanhã. E com certeza: AMANHÃ VAI SER MAIOR!

O movimento não tem apenas o interesse na redução da tarifa, queremos a REATIVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTES COM PARTICIPÁÇÃO PARITÁRIA DA SOCIEDADE CIVIL, FACULTATIVIDADE DA RECARGA ANTECIPADA DO SALVADORCARD, AUMENTO E REGULAMENTAÇÃO DOS POSTOS DE RECARGA DO SALVADORCARD, TRANSFORMAÇÃO DA ESTAÇÃO DA LAPA EM ESTAÇÃO DE TRANSBORDO. São demandas que não tem como deixar de herança pro próximo mandato, embora seja muito pior todas as trapalhadas e ciladas que o ilustre prefeito consegiu realizar em seis anos de governo. Muitas perguntas vêm à tona, muitos problemas se acentuam e a população é sempre a maior penalizada.

Me questiono como será o transporte em Salvador em 2014, aqui é sede da copa e a gloriosa Arena Fonte Nova estará funcionando... Será que teremos atrasos dos árbitros ou seleções porque ficaram presos em engarrafamentos? Se depender das sandices de João Henrique: sim! Temos que discutir, propor, inovar. Mobilidade urbana é uma questão crucial em qualquer cidade, a nossa velha cidade tem suas limitações, mas quem tem mais limitações é esse prefeito! Precisamos de um sistema de ciclovias; transporte público de qualidade, integrado e abrangente pra toda região metropolitana; mais estações de baldeação; tarifa que se encaixe à situação sócio-econômica das famílias de Salvador; passe livre para os estudantes e, quem sabe, finalmente o metrô!

Salvador não pode esperar até 2012 pra conseguir resolver seus problemas...

AMANHÃ VAI SER MAIOR!!!


Mais vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=QwX7ncWr9jc
http://www.youtube.com/watch?v=DaXt-y8yZt0
http://www.youtube.com/watch?v=IFWoXxDMejs
http://www.youtube.com/watch?v=eTj2gM_5B_w
http://www.youtube.com/watch?v=ZNQgdrOm5Rc
http://www.youtube.com/watch?v=YG_UOL3w_so
http://www.youtube.com/watch?v=81CaLSUTptU

Nenhum comentário: