10 de junho de 2009

Dia dos namorados...


Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo, a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
O Anjo mais velho - O Teatro
Mágico


Rapaz, eu tinha me prometido não escrever uma linha sobre este ponto crítico na vida de uma mulher solteira... Mas lá vai!

Dessa vez não tô com neuras, ponto! Também já deixei de acreditar em cavalo branco e bofinho engomadinho... Já passei da idade e do peso disso! Apaixonada? Hmmm... Talvez abstração. Existem momentos que algumas coisas perdem a relevância em nossas vidas. Talvez pela atenção que deixamos de dispensar a elas... Tadinhas!

Por que essa estrofe tão linda dessa banda maravilhosa? Porque é isso que estou sentindo. Confuso? Talvez! Ih, tô muito relativista! Mas voltando ao ponto, estou bem, feliz, atarefada, cansada, empolgada. Acho que tá aí o troço que explica o meu "talvez" pra tantas coisas... Bastou mudar o foco! Sim, continuo querendo um troço "Só enquanto eu respirar vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar", mas isso não significa o fim em si mesmo. Significa muito mais, minhas objetivações estão mudando. Não deixo de querer ardentemente, mas o fogo não tá ardendo tanto assim... Na verdade, o fogo vai continuar crepitando, eu que talvez prefira olhar a lua que míngua no céu estrelado.

Ainda tenho a "vontade de fazer não sei o quê", não sei que vontade é essa... Só tenho a garantia que não é aflição por conta desta data crítica. Por que mesmo eu digo que esse símbolo do "dia dos namorados" é tão crítico? Talvez porque colocaram na minha cabeça que eu tenho que obedecer a esta regra absurda de sempre estar acompanhada? Eu não me apaixono pelo primeiro par de olhos que cruza o meu caminho... Eu só estou acompanhada quando encontro O par de olhos que faz meu mar serenar... Isso não se encontra em qualquer esquina!

Mas os nossos valores são construídos por essa sociedade do consumo, por este troço que a gente chama de sistema, esse trem que a gente faz parte e retroalimenta quando repete os padrões. Por que é tão estranho uma mulher de 25 anos estar solteira e achar isso o máximo? Ou não estar nem aí? Ou querer roer todas as unhas? Ou buscar todas as outras amigas solteiras pra ir pra balada?

Nos repetem o tempo inteiro:

Feche as pernas, menina!
Não dê no primeiro encontro...
Atrás de todo homem existe uma grande mulher...
Você não deve ficar com tantos caras da mesma galera...
Lugar de mulher é no tanque!
Mulher não sabe dirigir...
Ih, você é feminista? Então deve ser uma dessas loucas que prega morte aos homens.
FRÍGIDA!
SAPATÃO!

DEUZÉMAIS!

O machismo se capilariza nas nossas mais íntimas relações. Seja com meu pai, meus irmãos, minha mãe. Nós mulheres reproduzimos a estrutura machista. E isso também se dá no dia 12 de junho. Quem não foi ensinada a desejar o príncipe da Branca de Neve ou da Cinderela? Ah, só pra lembrar, essas são todas personagens brancas. O que coube às mulheres negras? Às crianças negras? Quais referências nos deram? A chapinha no cabelo, o estigma da boa de cama, a que não é pra casar...

Pera! Pra que diabos se casar? Por que a gente tem que viver sob égide dos padrões mais que falidos? Vai morar junto, menina! Deixa o cabelo enrolar! Mandar seu pai ir lavar os pratos que ele sujou! Acorda pra vida! Somos protagonistas de nossas vidas, sendo homem ou mulher! E quem disse que os meninos não sofrem com a opressão machista? Óbvio que eles não são estuprados ou subjugados só por serem homens, pelo contrário! Isso nos coube, afinal somos o tal do sexo frágil, as que não sabem dirigir nem as próprias vidas... Somos mercantilizadas, expostas aos desmandos da indústria da beleza e do capital. Ainda têm a cara de pau de dizer que eu tenho que ficar triste só porque não tô com um bofe pra me levar pra jantar e depois um motelzinho pra descontrair no dia 12 de junho? Me poupe!

Sim, sou feminista. Sim, não tolero a mínima forma de opressão. Mas quem disse que sou de outro mundo só por acreditar em coisas diferentes ou num mundo de iguais? Eu vejo o mundo assim e isso é um fato! Quem disse que o debate das mulheres deve estar localizado no campo da violência contra a mulher? Ou que a gente tem sempre que ficar nas diretorias de mulheres quando estamos na política? Aos desavisados: Dilma tá vindo aí...

Acho que por perceber essas trocentas coisas eu chegue à conclusão de que essa bobagem de Dia dos Namorados não tem nada a ver com Amor, com Gostar, Compartilhar... Acredito nesse tipo de relacionamento, sem opressão, farsas, mentiras... É demais? Já passei da idade e do peso pra querer outro tipo de coisa!

Feliz dia 12 de junho... Um dia igual a qualquer outro!

Nenhum comentário: